quarta-feira, 9 de junho de 2010

A culpa por Gabriela

Eu não me lembro como escolhi o Jornalismo. Recordo que quando meu pai quis me convencer a fazer Direito, eu já tinha decidido. Talvez por ter uma inquietação e adorava 'criticar'. A ponto de - isso eu descobri bem mais tarde - de uma orientadora educacional do colégio em que estudei o ensino médio ter colocado na minha ficha a descrição "cri-cri".
O fato é que a paixão ao jornalismo foi imediata, assim que pisei na Universidade Federal de Alagoas. Paixão cega, daquelas que você fecha os olhos para os problemas e questões negativas do curso de Comunicação Social - e olhe que são muitas e bastante evidentes.
Essa paixão era gritada ao vento. Tanto que uma amiga minha, chamada Gabriela, terminou por se convencer a prestar vestibular para o curso. Sim, eu fui o culpado disto, como diria Waldemir Rodrigues - jornalista amigo meu, que diz que quem põe alguém no ofício torna-se culpado por isso.
Pois Gabriela enveredou a fazer as provas para o curso de Comunicação Social da Ufal. Nesse período eu já estava nos quadros do Diretório Central dos Estudantes (DCE) de lá. Como de costume, a lista dos aprovados do vestibular chega primeiro ao DCE, que é responsável pela festa e pela divulgação dos nomes em trio elétrico, numa festa na Praça Sinimbu.
No dia da festa, já com a lista na mão, avisto lá embaixo, Gabriela. Em meio ao alto som, escuto-a pedir para que eu conferisse se o nome dela constava na lista. Imediatemente busquei na lista e estava lá: Gabriela Luzia Rodrigues. Abri um largo sorriso e acenei positivamente.
Gabriela era uma felicidade só. Com as amigas pulava de alegria entre os tensos candidatos que aguardavam a leitura. Ao começar a ler os aprovados de Jornalismo, percebo que Gabriela não pulava mais ao sair o nome Gabriela Luzia Rodrigues. Não era ela. Se o meu chão caiu, imagine o dela.
Hoje, adianto sem demoras que Gabriela Luzia Rodrigues - a realmente aprovada naquele momento - tornou-se minha amiga e companheira de redação na Tribuna Independente e cobre política na Assembleia Legislativa, onde atualmente exerço minha profissão.
Quanto a Gabriela Moreira, ela me perdoou. Ela passou no ano seguinte no curso. Infelizmente, não fui eu quem leu sua aprovação no vestibular. É uma das amigas mais queridas por mim. Gabi é estagiária na Gazetaweb.com. Perfeitamente!

Um comentário:

  1. Que massa Wendel...
    Fiquei imaginando a cena, e ri aqui sozinha, hahaha... vc conseguiu me remeter a o dia em que eu recebi a notícia da minha aprovação: ouvi meu nome no rádio, e não sabia se ria ou chorava. Então ria e chorava e pulava ao mesmo tempo, e fui pra folia na Sinimbú. Cara, é uma alegria danada. E vou te dizer: alegria maior do que essa, só o diploma na mão. Meu amigo, entre trancos e barrancos, tw digo: é bom ser jornalista....

    Beijão da GABI - Gabriela Luzia!!

    ResponderExcluir