segunda-feira, 14 de junho de 2010

Para evitar constrangimentos

Desde a faculdade eu ganhei 30 quilos. Tinha aproximadamente 60 Kg - tão peso pena que só tinha dente. Para outros, eu lembrava um sinal de 'interrogação', de tão magro envergava. Talvez até pudesse na época empregar um chiste de um amigo meu em que ele dizia que com uma gravata borboleta eu me transformaria num crucifixo.
Hoje eu peso 90 quilos e devo ter crescido não mais que uns três centímetros (1,81m) - nesse período de oito anos. Só frisando: eu ganhei 50% do meu corpo nesse tempo. Fico me perguntando quais séries de fatores me trouxeram até aqui.
Dizem que você sabe quem está bem por alguns indícios ou descobre quem é cuidadoso consigo mesmo por outros traços. O humorista Jô Soares sempre olha pros sapatos dos homens. Bem engraxados eles mostram homens sofisticados, que cuidam de si. Um professor de teatro tempos atrás me falou que as unhas eram quem contavam histórias. Grossas denunciavam estresse, ansiedade. Se as unhas estiverem sujas ou sem estarem cortadas, então isso mostra como o sujeito é desleixados. A lista de indícios ainda traz a situação do carro, do quarto, do cabelo, da barba, dos dentes...
Eu corto minhas unhas, embora elas sejam grossas. Já meus sapatos, meu quarto, meus cabelos, minha barba não estão lá ruins, mas carecem de melhor atenção. Para mim o maior indício de que eu poderia estar melhor comigo mesmo é o peso. Penso que não fiz muito diferente do que fazia na minha adolescência. O fato é que com a idade, o corpo já não suporta tanta comida, bebida ou ainda capricho.
Quando eu comecei a engordar, destestei. Mas as meninas brincavam que eu até estava melhor, com umas 'carninhas para pegar'. Depois ficava encabulado com a supresa de amigos que não me viam há algum tempo.
Hoje, emagrecer faz parte de um plano de evitar constragimentos. Outro dia, numa reunião de trabalho, encontrei um colega de trabalho dos tempos de Secretaria Municipal de Comunicação. Sem perder muita oportunidade, ele sondou o terreno perguntando o óbvio: "Você engordou?". Eu confirmei dando toda a intimidade. Não contava que ele se empolgaria: "Pois é, engordasse pra cxxxxxx!!!"
Diante de tanta sensibilidade, preferi encerrar o papo. Ainda em casa no sofá, tive a impressão de que estava em outro corpo. Se esses são sinais de que não estou bem, preciso de terapia kkk. Ora, eu me sinto tão bem. Deixa para lá, vou comer a lasanha que está no forno. Perfeitamente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário