quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Todo dia

Sou grande admirador de uma propaganda da Natura, de título "Todo dia - Rotina". Com lindas imagens, belíssima narração e uma encantadora poesia, o comercial fala da beleza da rotina. Encerra com a frase: "Toda rotina tem sua beleza".
Bem, esse é o meu desafio. Pra mim, todo dia tem que ser diferente. Adoro coisas novas. Adoro comer algo novo todo dia, assistir algo novo todo dia. Ler o livro tem que ser de uma vez. Se tiver com vontade de escrever algo, tem que aproveitar a inspiração.
Sou fã do cheiro do livro novo, do carro novo, gosto de ver coisas novas, como se o meu alimento espiritual exigisse sempre distintos estímulos.
Daí vem a rotina. E por mais que eu aprecie e exija padrões e cuidados (a ponto de minha esposa me chamar de 'cri-cri', oh! trauma!!), me deparo com o imenso dragão assustador chamado rotina.
Acordar todos os dias no mesmo horário, forrar a cama, tomar banho, escovar os dentes, passar desodorante, perfume, se vestir, se pentear, beber água, tomar café, tirar o lixo, lavar os pratos, desligar os aparelhos, trancar a porta, descer com a mochila, conferir se não esqueceu nada, ligar o carro, trabalhar, voltar pra casa, varrer a casa, passar o pano, fazer a comida, lavar os pratos... e você sabe que não estou nem citando metade. Não parou pra pensar que isso é todo dia? Porque se não fizer isso todo dia...
É sério! O meu problema é com repetição. Gosto do futebol por saber que não dá pra prever nem se terá vencedor. Academia é pura obrigação. Escola, trabalho sempre me entrou pelo modo automático. Eu escolhi o jornalismo por imaginar que todo dia eu teria que matar um leão, novo, diferente, desafiador. Mas depois vem a rotina de ter tudo diferente.
Meu ideal de vida é meio dadaísta. A gente colocaria tudo isso num saco, sortearia as ordens e descartaria sempre algumas coisas... mas não funciona assim. Enquanto isso, procuro a beleza de olhar cada dia, de ver o sol nascer todos os dias e se surpreender todos os dias. Acho que vai dar certo porque tenho uma pessoa e em breve duas que podem me ajudar a matar o dragão. Feliz 2012!

Nenhum comentário:

Postar um comentário