domingo, 20 de março de 2011

Twitter, o cruel: 'troque os óculos Waldemir'

Numa transmissão de um jogo do CSA-AL pelo Campeonato Alagoano deste ano, a TV Pajuçara foi bombardeada pelo Twitter após não passar o 'replay' de um lance polêmico, num possível pênalti não marcado. O aparelho que reprisa a jogada travou e o torcedor-espectador se viu louco com a "falta de profissionalismo", "negligência", "displicência" e da "regateanidade" da retransmissora da TV Record.
Houve até um ex-secretário de Estado do Esporte que mandou uma mensagem desaforada ao comentarista o acusando de 'analisar o jogo torcendo contra o CSA'. O detalhe: nenhuma acusação teve razão, uma vez que comprovadamente o aparelho travou (aconteceu isto na última sexta-feira na TV Bandeirantes também) e todas as reclamações foram feitas de modo nada educado.
Um amigo meu, o jornalista Waldemir Rodrigues, que comentava pela Rádio Gazeta, também foi muito criticado por dizer que não houve pênalti no lance. Em um comentário engraçado, um ouvinte 'twitteiro' pediu ao comentarista: "troque os óculos, Valdemir!". Detalhe 2: Valdemir tinha acabado de trocar de óculos dois dias antes. Será que não funcionou? Bem, eu também assistia ao jogo e, embora seja suspeito por ser regateano, não achei que foi pênalti.
A relação comunicador e ouvinte sempre foi muito interessante. Quase todo mundo já conversou, brigou e concordou com o profissional seja da TV ou da Rádio ou... Na época de estagiário da TV Gazeta, eu estava perto do telefone durante a exibição do ALTV, quando atendi e vi uma telespectadora revoltada com o apresentador Filipe Toledo, por ele não repetir o nome do entrevistado, por meio do Gerador de Caracteres - a legenda. Como se sabe, não é o Filipe que coloca o 'letreiro'. Mas isso mostra como nosso trabalho é 'íntimo' da população.
Somos cobrados todos os dias, muitas vezes injustamente, até por falta de conhecimento. E o Twitter trouxe este retorno de forma muito mais ágil e... cruel.


Nenhum comentário:

Postar um comentário