segunda-feira, 14 de março de 2011

O Bom Ouvinte


Nos primeiros dias de faculdade de Jornalismo fiz uma viagem que mudou minha vida, principalmente a profissional. Era um congresso de profissionais em Natal. Quando cheguei lá, no início da noite, saí da pousada para tomar um refrigerante e me deparei no balcão de uma lanchonete com um senhor de idade que parecia um pouco embriagado.
Este senhor, como provavelmente o fazia todos os dias com outras pessoas, pegou-me para ouvinte. Uma simples Coca-Cola de garrafa durou mais de hora de conversa. O papo não era tão cativante, mas sentia que devia escutá-lo até o fim. Ele contou sobre a própria vida, falou da distância da filha por causa do alcoolismo, relatou o que fazia todos os dias sempre saindo de casa para beber e, por fim, calou-se.
O que mais me surpreendeu neste breve momento um pouco estranho para mim foi a última frase deste senhor moreno, com cabelos e barba grisalhos e aparência quase de um mendigo. Ele encerrou o papo me perguntando o que eu era. Disse-lhe que era estudante de Jornalismo. E a resposta me marcou até hoje:
"Você será um bom jornalista. Você sabe escutar".
A associação de um bom ouvinte a um bom profissional ainda não era muito clara para mim naquele momento. A associação de bom ouvinte a uma pessoa mais hábil em tudo na vida também não foi forte para mim ainda por um bom tempo, depois do episódio.
Nunca mais vi aquele senhor, mas ele sempre está em meus pensamentos. Eu não ando ouvindo as pessoas, o mundo, a mim mesmo muito bem. Tem dias assim... E quando não sou um bom ouvinte...
Saber ouvir é mais que uma arte, é uma necessidade. Lembro de um filme muito legal, tipo comédia-romântica, chamado "Hich - o conselheiro amoroso". Um dos ensinamentos do conselheiro é tão básico que deveria ser dado na pré-escola:
"Escute bem as pessoas que falam com você as olhando nos olhos e você saberá responder a qualquer coisa que ela te perguntar".
Vi numa matéria que os sentidos são bem ligados. Para sentir o gosto, a língua precisa do olfato, o ouvido mantém nosso equilíbrio e por aí vai... Creio que devo aguçar a respiração, sentir os cheiros, os gostos e ouvir melhor...E assim, saberei o que fazer, quase sempre! Tem dias assim...

2 comentários:

  1. Além de um ótimo ouvinte, um maravilhoso escritor. Ótimo texto. Não para de escrever no blog.

    ResponderExcluir
  2. Ele devia era me ouvir mais e parar de transformar as criancinhas em palmeirenses!kkkk
    fora isto..outro texto fantástico

    ResponderExcluir